O DIÁRIO DE TURMA COMO INSTRUMENTO CURRICULAR PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MORALIDADE: OS JUÍZOS SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADULTOS SOBRE INCIDENTES NEGATIVOS DA VIDA EM GRUPO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.156Palavras-chave:
Domínio moral, Domínio Convencional, Modelo Curricular da Escola Moderna, Diário de Turma.Resumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório em torno de juízos sociais de crianças e adultos sobre incidentes da vida social, em quatro salas portuguesas de educação pré-escolar que implementam o Modelo Curricular da Escola Moderna. Durante o ano escolar estes juízos sociais são registrados no Diário de Turma. O estudo é apoiado na perspectiva de Turiel sobre o desenvolvimento social. Esta abordagem permite analisar o desenvolvimento social dentro de dois domínios: o domínio moral e o domínio convencional. A análise de dados mostra que as crianças são mais sensíveis a problemas de natureza interpessoal/moral, do que, a eventos sócio-convencionais; os adultos valorizam mais estes últimos. Muitos dos incidentes críticos que são alvo de juízos negativos combinam questões morais e convencionais. O estudo salienta a importância do Diário de Turma como instrumento pedagógico que regula o clima social da classe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.