A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Infância, Educação da InfânciaResumo
Esta pesquisa trata do ingresso da criança de seis anos no Ensino Fundamental e apresenta como objeto de estudo as produções acadêmicas entre os anos de 2006 e 2011. Estabelece como objetivo central: identificar nas produções dos programas de pós-graduação de Educação como o Ensino Fundamental de nove anos têm sido implementado em relação aos sujeitos escolares. O interesse em investigar tal tema adveio da constatação de que os descompassos decorrentes do ingresso das crianças de seis anos no primeiro ano do Ensino Fundamental estão gerando diversos paradoxos propícios para reflexões na forma de conceber a educação para a infância. A investigação de natureza qualitativa adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica e analisou 42 dissertações e 4 teses localizadas em diferentes bancos de dados. Os resultados problematizaram que, diferentemente do que prescrevem os documentos oficiais, as mudanças foram ínfimas em relação ao currículo e às práticas destinadas as crianças de seis anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.