MEDIAÇÕES DIDÁTICAS REALIZADAS EM SITUAÇÕES COLABORATIVAS ONLINE COM O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2971Palavras-chave:
Mediação Didática, Aprendizagem Colaborativa, Geometria Dinâmica, Educação online, Simetria de ReflexãoResumo
Este artigo discute uma investigação sobre Mediações Didáticas em uma situação especialmente construída para a aprendizagem colaborativa do conceito de Simetria de Reflexão com um software de Geometria Dinâmica compartilhado à distância. Conceitos de CSCL (Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador), do campo matemático de reflexão axial e da aprendizagem de simetria de reflexão foram utilizados para a construção da situação. A metodologia consistiu da concepção das situações e experimentação com três professores de Matemática em formação continuada e um professor Mediador. O chat e interações no Tabulæ foram tratadas com uma Análise de Conteúdo. Resultados revelam um roteiro de atividade que inicia com a interação individual com o problema, passa por momento de cooperação, e culmina com atividades colaborativas, nas quais os formandos assumem a mediação didática. A observação da ação do colega ou professor no ambiente de geometria mostrou-se essencial às mediações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.