CAMINHOS TRILHADOS POR UMA PROFESSORA-PESQUISADORA NA DISCUSSÃO SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3662Palavras-chave:
Bullying, Educação Física, Grupo FocalResumo
Este trabalho busca apresentar os desafios vivenciados por uma professora de Educação Física em relação às exclusões observadas entre o grupo de alunos durante as aulas, assim como explicitar os caminhos percorridos enquanto pesquisadora no intuito de compreender a dinâmica da interação dos alunos em relação às violências observadas nas aulas, dentre elas o bullying. A partir da discussão empreendida com os alunos em um Grupo Focal, evidenciou-se que o bullying, como uma forma específica de violência, está atrelado às diferenças presentes entre os alunos, diferenças que acabam por culminar em desigualdades, discriminações e preconceitos, existentes no contexto sociocultural, ou seja, que ultrapassam os muros da escola. Assim, a experiência da professora-pesquisadora confirma a importância de uma educação que possibilite espaços para o diálogo sobre as temáticas que perpassam as aulas/conteúdos, em uma perspectiva de educação integral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.