A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA LEITORA NA SUA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3711Palavras-chave:
Professores-leitores. Práticas de incentivo à leitura. Ensino Fundamental.Resumo
Promover o incentivo à leitura constitui-se um dos principais objetivos da Educação Básica, sobretudo nos Anos Iniciais. Esse enfoque na leitura leva a interrogações, tais como: professores leitores desenvolvem práticas educativas significativas para a formação de alunos leitores? Diante desse questionamento, pretende-se, neste artigo, relatar e refletir sobre momentos relevantes da trajetória de uma professora da Educação Básica que experimentou desde a infância possibilidades proporcionadas pelo livro e por outros meios de cultura e, em razão disso, tornou-se leitora. A investigação, de abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uma professora. O tratamento das informações seguiu as orientações da Análise Textual Discursiva. As abordagens permitiram concluir que essa professora, por cultivar o hábito da leitura desde muito cedo, desenvolve com seus alunos práticas educativas significativas para a formação de leitores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.