A METODOLOGIA DE PESQUISA EDUCACIONAL COMO CONSTRUTORA DA PRÁXIS INVESTIGATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.404Resumo
O artigo propõe a concepção de uma metodologia reflexiva de investigação vista como postura crítica, que organiza a dialética do processo investigativo, orientando os recortes e as escolhas feitas pelo pesquisador, direcionando o foco e iluminando o cenário da realidade a ser estudada. Pretende trazer contribuições no sentido de rediscussão das bases epistemológicas da tarefa investigativa, com a finalidade de melhor compreender os sentidos expressos, latentes e pressentidos no ato educativo, lançando perspectivas para a recomposição do corpo conceitual desta área de conhecimento. Analisa as diferentes configurações metodológicas decorrentes dos modelos objetivista, subjetivista e dialético, para em seguida indicar a pesquisa-ação como uma das alternativas à investigação da práxis educativa. O trabalho enfatiza a importância da necessária presença da coerência epistemológica permeando todo processo investigativo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.