OUVINDO AS MÚSICAS DAS CULTURAS DE PARES: UMA PESQUISA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.4538Palavras-chave:
Educação Infantil, Culturas da infância, Música, Experiência.Resumo
O artigo focaliza a música e a experiência nas culturas da infância tendo como aporte teórico a sociologia da infância. A pesquisa buscou investigar como a música constitui experiências nas culturas de pares construídas pelas crianças na instituição de Educação Infantil. Especificamente, compreender de que maneira as crianças protagonizam experiências envolvendo a música durante as brincadeiras e analisar como a música se manifesta na interação das crianças entre si, no processo de produção de culturas de pares. Através de uma abordagem interpretativa com inspiração etnográfica, realizou-se uma pesquisa com a participação de quinze crianças entre 4 e 5 anos, de uma instituição pública. Destacam-se os protagonismos das crianças nos diferentes processos de participação da pesquisa e de produção das culturas de pares. O fazer musical na infância está vinculado ao brincar e aos processos de reprodução interpretativa por meio da interação constante entre os pares e as culturas adultas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.