INSTITUINDO SIGNIFICADOS DE “TRABALHO DOCENTE” POR MEIO DE DISSOCIAÇÃO DE NOÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.765Palavras-chave:
Trabalho docente, significados de trabalho docente, dissociação de noçõesResumo
Como em qualquer definição a de “trabalho docente” decorre de alguma comparação. Compara-se o trabalho docente com alguma das profissões liberais determinando o que falta para que venha a ser como estas. Se “trabalho docente” for considerado um emprego, se o compara com outros em instituições similares ou, ainda, com os postos trabalho em geral, pondo em cena a noção de não autonomia ou de autonomia restrita. Esta comparação também pode conduzir à caracterização de trabalho objetivado em oposição ao subjetivo, dentre outras. O objetivo deste artigo é expor algumas dessas comparações para esboçar uma revisão conceitual que pode originar argumentos mais pertinentes a respeito do trabalho docente. O que foi realizado por uma análise do corpus discursivo do debate contemporâneo acerca de “trabalho docente”, do qual foram extraídas as principais comparações e argumentos. Não apresento uma revisão dos trabalhos e autorias por não se tratar de uma hermenêutica. Nossa análise explicita o uso da técnica argumentativa dissociação de noções que estabelece a divisão de uma noção usual em dois termos, em que o segundo é apresentado como o pleno de qualidades e o primeiro como o que não as possui, estabelecendo uma hierarquia entre seus significados.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.