Problemas de interação interpessoal em um grupo de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9748

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Atividades colaborativas, Microclima de pequenos grupos

Resumo

O artigo explora o conceito de interação interpessoal como uma condição necessária para o desenvolvimento da atividade da vida humana. Os principais problemas de interação de grupos de estudantes em trabalhos colaborativos são considerados. O estudo sugere que no trabalho colaborativo em um projeto, cada aluno ganha experiência, aprende e cria coisas novas, e estabelece contatos dentro do grupo. Os diagnósticos realizados indicam um alto nível de capacidade comunicativa dos estudantes e um alto grau de microclima favorável dentro de um grupo pequeno. Com base no material estudado, os autores concluem que os alunos serão os mais produtivos no trabalho de um projeto em colaboração em pequenos grupos, devido às relações harmoniosas e solidariedade mútua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irina Tolstoukhova, Industrial University of Tyumen

Associate professor.

Yana Kryucheva, Industrial University of Tyumen

Associate professor.

Anna Babina, Industrial University of Tyumen

Associate professor.

Referências

AGEEV, V. S.; ANDREEVA, G. M. Spetsifika podkhoda k issledovaniiu pertseptivnykh protsessov v sotsialnoi psikhologii. In: ANDREEVA, G. M.; DONTSOV, A. I. (Eds.). Mezhlichnostnoe vospriiatie v gruppe. Moscow: Moscow University Publishing House, 1981. p. 13-26.

ANANEV, B. G. Chelovek kak predmet poznaniia. Saint Petersburg: Piter, 2001. 288 p.

BIKBULATOVA, V. et al. Professionalization of an individual involved in the educational process in a higher education institution. International Journal of Environmental and Science Education, v. 11, n. 15, p. 8599-8605, 2016.

BODALEV, A. A. Lichnost i obshchenie. Moscow: Mezhdunarodnaia pedagogicheskaia akademiia, 1995. 328 p.

BUKHTEEVA, E. E. et al. Practical and theoretical grounds of a student's autonomous learning activities professional education. Amazonia Investiga, v. 8, n. 20, p. 575-581, 2019.

EGORIKHINA, S. I. Organizatsiia mezhlichnostnogo vzaimodeistviia v sotsialno-obrazovatelnoi srede [Organization of interpersonal interaction in the socio-educational environment]. Modern Scientific Researches and Innovations, v. 6, n. 6, p. 33, 2011.

FETISKIN, N. P.; KOZLOV, V. V.; MANUILOV, G. M. Sotsialno-psikhologicheskaia diagnostika razvitiia lichnosti i malykh grupp. Moscow: Izd-vo Instituta Psikhoterapii, 2002. 362 p.

FINK, A. Osobennosti mezhlichnostnykh otnoshenii v kollektive, sposoby ikh optimizatsii. Skiff. Questions of Student’s Science, v. 10, n. 50, p. 135-149, 2020.

GARDNER, H. Taking a multiple intelligences (MI) perspective. Behavioral and Brain Sciences, v. 40, e203, 2017. DOI: 10.1017/s0140525x16001631

KRIUCHEVA, I. V.; TOLSTOUKHOVA, I. V. Formirovanie obshchekulturnykh kompetentsii metodom proekta. Siberian Journal of Life Sciences and Agriculture, v. 7-4, n. 67, p. 1413-1428, 2015. DOI: 10.12731/wsd-2015-7.4-11

KRUGLOVA, G. N. Kommunikativnoe vzaimodeistvie kak faktor effektivnosti obucheniia v vuze [Communicative interaction as a factor in the effectiveness of learning in higher education]: Summary of a candidate dissertation in psychology (19.00.05). Leningrad: Leningrad State University, 1981. 16 p.

LOMOV, B. F. Problema obshcheniia v psikhologii. In: Metodologicheskie i teoreticheskie problemy v psikhologii. Moscow: Nauka, 1984. p. 242-288.

MIASISHCHEV, V. N. Psikhologiia otnoshenii: Izbrannyye psikhologicheskiye trudy. Moscow: Publishing House of the Moscow Psychological and Social Institute; Voronezh: MODEK, 1998. 363 p.

PAKHTUSOVA, N. A. Sotsialno-psikhologicheskii analiz problemy mezhlichnostnogo vzaimodeistviia subektov obrazovatelnoi sredy vuza. Bulletin of Chelyabinsk State Pedagogical University, n. 10, p. 200-207, 2013.

POLIAKOVA, A. V. Poniatie mezhlichnostnogo vzaimodeistviia v sotsialno-obrazovatelnoi srede. Problemy pedagogiki, v. 9, n. 32, p. 25-26, 2017.

SPRECHER, S.; FELMLI, D. Close relationships and social psychology: Intersections and future paths. Social Psychology Quarterly, v. 63, n. 4, p. 365-376, 2000. DOI: 10.2307/2695846

SYROVA, N. V.; SEROVA, O. V. Problemy formirovaniia kultury vzaimootnoshenii pedagogov i studentov v vuze. Young Scientist, v. 11, n. 91, p. 1486-1490, 2015.

VARLAMOVA, L. D. Problemy mezhlichnostnykh otnoshenii studentov tekhnicheskogo vuza v usloviiakh tsifrovizatsii obshchestva. World of Science. Pedagogy and Psychology, v. 7, n. 6, p. 74, 2019.

Publicado

09-06-2023

Como Citar

TOLSTOUKHOVA, I.; KRYUCHEVA, Y.; BABINA, A. Problemas de interação interpessoal em um grupo de estudantes. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9748. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9748. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua