Educação especial como instrumento de mudança social na Croácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9954

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Educação, Inclusão, República da Croácia, Educação especial

Resumo

Este texto tratará do desenvolvimento da pedagogia da educação especial e sua abordagem com alunos com deficiências de desenvolvimento. A primeira parte do artigo descreverá o desenvolvimento da pedagogia especial, seus conceitos básicos, o percurso na Croácia e os desafios enfrentados pelos especialistas no assunto nesse país. A segunda parte do artigo enfocará as dificuldades enfrentadas pelos alunos em escolas regulares e as maneiras pelas quais a ajuda pode ser fornecida a aqueles com diferentes dificuldades de aprendizagem. Ênfase especial será dada ao trabalho com discentes autistas. A parte final do documento apresentará conclusões sobre a importância da pedagogia especial na educação moderna e sobre a necessidade de maior desenvolvimento e melhoria desta na Croácia. Todos os itens acima serão apoiados por artigos científicos e pesquisas neste campo. O objetivo deste artigo é fornecer informações sobre vários aspectos da pedagogia especial, especialmente com foco no trabalho com alunos autistas, a fim de garantir uma educação adequada para todos, independentemente de suas dificuldades de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lukáš Stárek, Univerzita Jana Amose Komenskeho Praha

Asistant Professor, Department of Special Education.

Referências

BAKKER, J.; VERHOEVEN, L.; BOONEN, A. Special education: a historical and conceptual review. Journal of Intellectual Disability, v. 6, p. 78-89, 2019.

FARRELL, M. Educating Special Children. An Introduction to Provision for Pupils with Disabilities and Disorders. London: Routledge, 2008. ISBN: 9780203927632.

GODING, N. et al. Everyone has the ability actualy to do well in education. It's just the support mechanisms that you give to them…”: A systematic literature review exploring the educational experiences of children in care. Children and Youth Services Review, v. 137, n. 1, p. 132-148.

GOFFMAN, E. Stigma: Notes on the management of spoiled identity. New York: Simon & Schuster, 1963. ISBN: 0-671-62244-7.

IVANKOVIĆ, T. et al. Overview of youth discriminationin the European Union. Report 2015. Luxembourg: EU, 2015. ISBN: 978-92-79-45713-5.

KOVAČIĆ, D.; KUZMANIĆ, I. Migracije i izbjeglice u Hrvatskoj: izazovi za socijalnu pedagogiju. Hrvatska revija za rehabilitacijska istraživanja, v. 55, n. 1, p. 131-144, 2019.

KULIŠA, T.; ŠIMIĆ, N. Importance of early detection of specific learning difficulties. Croatian Journal of Education, v. 20, n. 1, p. 175-200, 2018.

LEE, B. A. Students with disabilities: Opportunities and challenges for colleges and universities. Change: The Magazine of Higher Learning, v. 46, n. 1, 40–45, 2014.

LIPSKY, D. K.; GARTNER, A. Inclusion, School Restructuring, and the Remaking of American Society. Harvard Educational Review, v. 66, n. 4, p. 762–797, 1996.

LOVRIĆ, M. et al. Individualized education as a factor in supporting students with disabilities in primary school. Croatian Journal of Education, v. 22, n. 1, p. 171-195, 2020.

MATIJEVIĆ, M. Primjena socijalne pedagogije u obrazovanju u Hrvatskoj. Pedagogijska istraživanja, v. 13, n. 2, p. 347-361, 2016.

MATKOVIĆ, T.; HRŽICA, G.; IVANOVIĆ, M. Stavovi prema osobama s invaliditetom u Hrvatskoj. Andragoške studije, v. 2, n. 2, p. 63-75, 2020.

MAŽAR, V. Razvoj socijalne pedagogije u Hrvatskoj i njezina uloga u obrazovanju. Andragoška spoznanja, v. 27, n. 1, p. 67-82, 2021.

O'SULLIVAN, K. et al. How to Influence Teachers and Students Motivation for STEM: Lessons Learned from Microsofts DreamSpace STEM 21CLD Educational Activity. IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE), v. 36, n. 3, p. 398-405, 2020.

PAVIČIĆ, D. K.; BAKOTA, K. Studentś attitudes towards inclusive education. Hum, v. 16, n. 26, p. 180-198, 2021.

PETROVIĆ, D. Socijalna pedagogija u Hrvatskoj: izazovi i perspektive. Socijalna ekologija, v. 27, n. 3, p. 279-293, 2018.

RADOŠEVIĆ-VIDAČEK, B.; PEJIĆ, I. Inclusive education in Croatia: challenges and opportunities. Hrvatska revija za rehabilitacijska istraživanja, v. 56, n. 2, p. 71-84, 2020.

STOJANOVIĆ, I. Individualized approach in teaching children with learning difficulties. Croatian Journal of Education, v. 20, n. 3, p. 797-817, 2018.

UNITED NATIONS CHILDREN'S FUND (UNICEF). Annual report 2014. Our Story. New York: UNICEF, 2014. ISBN: 978-92-806-4809-6.

VEČEK, A. Socijalna pedagogija u Hrvatskoj: povijesni pregled i suvremenost. Hrvatska revija za rehabilitacijska istraživanja, v. 49, n. 1, p. 19-31, 2013.

VIDOVIĆ, V. Socijalna pedagogija u Hrvatskoj: tradicija i suvremenost. Andragoška spoznanja, v. 17, n. 1, p. 43-53, 2011a.

VIDOVIĆ, V. Socijalna pedagogija: između teorije i prakse. Društvena istraživanja, v. 20, n. 1, p. 63-80, 2011b.

VRBNJAK, B.; PAVKOVIĆ, N. Inclusive education in Croatia: challenges and opportunities. Hrvatska revija za rehabilitacijska istraživanja, v. 55, n. 1, p. 43-59, 2019.

VUJIČIĆ, M. et al. The importance of individual support for pupils with disabilities in the mainstream school system. Croatian Journal of Education, v. 19, n. 2, p. 583-608, 2017.

Publicado

12-07-2023

Como Citar

STÁREK, L. Educação especial como instrumento de mudança social na Croácia. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9954. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9954. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua