PESQUISAS SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERFACES COM O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Márcia Cristina de Oliveira Mello Universidade Estadual Paulista(UNESP)/Campus de Ourinhos

Palavras-chave:

ensino de Geografia, ensino do conceito de território, prática pedagógica.

Resumo

Este artigo traz resultados de pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática do ensino do conceito de Território. Buscou-se inventariar o estado da arte sobre as pesquisas brasileiras que abordam o território, suas dimensões e variâncias no ensino de Geografia. Foram localizados até o momento vinte e três estudos que foram classificados de acordo com as seguintes categorias de análises: transposição didática do conceito de território para os currículos oficiais e/ou livros didáticos; os processos de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos (incluindo território); e descrições e/ou sugestões de práticas pedagógicas que avançam na relação do uso do conceito e sua tematização na sala de aula. Estas pesquisas tanto denunciam a caráter rotineiro de se conceber o território enquanto um espaço físico, concreto e mensurável, quanto indicam outras possibilidades possíveis de abordagens que avançam no pensar e no fazer o ensino de Geografia nas escolas. 

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Mello, M. C. de O. (2018). PESQUISAS SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERFACES COM O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Caderno Prudentino De Geografia, 2(38), 68–83. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/5501

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles