CONTEXTOS E SIGNIFICADOS DO RELEVO PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA

Autores

  • Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes

Palavras-chave:

geomorfologia, relevo, ensino, contextos, significados

Resumo

Neste presente artigo busca-se analisar os diferentes significados que podem ser atribuídos ao relevo no contexto do ensino de Geomorfologia. Trata-se de discutir as principais justificativas que envolvem no estudo do conteúdo geomorfológico. Pretende-se transcorrer a validação deste conhecimento em várias esferas, principalmente no que se refere no processo de desvendamento da realidade na análise geográfica. Assim procura-se apontar os seguintes contextos e significados: a natureza da origem do modelado da terra; o significado do relevo no contexto ideológico; o relevo como recurso imaterial; e, o relevo no contexto do planejamento ambiental. Trata-se de reunir e responder as indagações dos discentes sobre o papel desempenhado pela disciplina de geomorfologia seja no interior desta, na totalidade da ciência geográfica e também na aplicação prática do conhecimento para a resolução de problemas ambientais na sociedade atual. Nesse sentido, parte-se de questionamentos simples como: Quais são as teorias básicas e necessárias para que o aluno possa compreender a origem do modelado da Terra? Para quê e para quem servia o conhecimento sobre o relevo no passado? Sendo o relevo um recurso natural, qual o reflexo da ambigüidade (i)materialidade sobre a discussão do concreto e do abstrato?  De que forma o caráter ideológico do relevo reflete nas relações da sociedade e natureza? Qual a utilidade do conhecimento geomorfológico atualmente? De que forma a disciplina de geomorfologia pode contribuir na busca pela totalidade do conhecimento geográfico? Deste modo, os contextos e significados do relevo para o ensino de geomorfologia correspondem muitas vezes a justificativa pedagógica disciplinar no âmbito do curso de geografia, trazidos a partir de contribuições de vários especialistas da área e também das experiências apreendidas durante os estágios de docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Oliveira, A. O. S. A., & Nunes, J. O. R. (2020). CONTEXTOS E SIGNIFICADOS DO RELEVO PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(31), 127–147. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/7444

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles