Climatologia: uma abordagem em sala de aula

Autores/as

  • Paulo Roberto Fitz Unilasalle
  • Liandro Roberto Camargo Unilasalle

Palabras clave:

ensino de Geografia, metodologia de ensino, climatologia em sala de aula.

Resumen

O ensino de Geografia vem experimentando metodologias alternativas a fim de torná-lo mais atraente aos alunos. O desafio do licenciado, por vezes limitado pelas dificuldades estruturais das escolas e pela própria resistência dos alunos, reside na busca de interagir com o educando dentro de sua realidade cotidiana. Este artigo apresenta uma maneira de abordar assuntos como climatologia em sala de aula com o uso de planilhas eletrônicas. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, de Campo Bom, RS a partir de dados climatológicos deste município, referentes ao período compreendido entre os anos de 1985 e 2010. Os dados foram manipulados pelos alunos a fim de comparar os resultados obtidos com dados divulgados em trabalhos científicos e pela mídia em geral. Paralelamente, os estudantes foram incentivados a buscar opiniões junto a antigos e jovens moradores do município sobre questões relacionadas. Ao final dos trabalhos, percebeu-se a empolgação da quase totalidade dos alunos a partir do engajamento e das respostas dos mesmos frente aos desafios propostos. Os estudantes também puderam compreender a complexidade dos fenômenos climáticos, suas relações com a Geografia e sua importância na vida cotidiana. Certamente estes alunos passarão a encarar as aulas de Geografia de maneira bastante diferente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Fitz, Unilasalle

Professor e Pesquisador do Unilasalle, na área de Geografia.

Liandro Roberto Camargo, Unilasalle

Graudação em Geografia - Unilasalle

Publicado

2014-03-25

Cómo citar

Fitz, P. R., & Camargo, L. R. (2014). Climatologia: uma abordagem em sala de aula. Caderno Prudentino De Geografia, 1(35), 24–40. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/1595

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles