AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6892Resumo
O presente artigo visa a apresentar alguns dos resultados da pesquisa de iniciação científica (PIBIC-CNPq) intitulada “Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior: O Desempenho no Espaço Geográfico, em especial mercado de trabalho dos/as estudantes de cotas raciais formados na Universidade Estadual de Londrina de 2010 a 2016”, ainda em desenvolvimento. Assim, nesta primeira etapa da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico sobre as políticas de ação afirmativas em relação ao ensino superior em um contexto mundial, nacional e o da própria Universidade Estadual de Londrina. Para tanto, foram utilizadas obras de Diwan (2007), Silvério e Moehelecke (2009), Paiva (2013), Silva (2014), Feres Junior e Daflon (2015) e Souza (2018), entre outros autores, para se chegar a considerações relacionadas às ações afirmativas no mundo e ao sistema de cotas implantado na Universidade Estadual de Londrina. Destacou-se, durante o estudo, que pesquisas aprofundadas sobre a eficácia das políticas de ação afirmativas raciais nas universidades são fundamentais para que os devidos ajustes sejam realizados e possam gerar efetivamente o ingresso dos estudantes negros nas instituições de ensino superior. O passo seguinte da pesquisa será compreender quais as dificuldades enfrentadas pelos estudantes cotistas desta Universidade para que consigam inserir-se no mercado de trabalho após se formarem.
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