CIDADE MÉDIA, POLARIZAÇÃO REGIONAL E SETOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE MONTES CLAROS, NO NORTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i16.863Resumo
As cidades médias no Brasil podem ser pensadas como “centros de intermediação”, definindo novos papéis frente a atual organização territorial brasileira. A preocupação com as cidades de porte médio, no país, remonta à década de 1970, sobretudo a partir da formulação e implementação de programas governamentais direcionados a este segmento da rede urbana, através da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que compunha o II Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil (II PND). As cidades médias crescem e se expandem obedecendo a uma dinâmica de intensos fluxos de mercadorias, de capitais e de usos. Neste sentido, os espaços são transformados, as atividades deslocam-se intra e inter regionalmente. Em Montes Claros, cidade média do Norte de Minas Gerais, o crescimento da cidade, resultante do aumento demográfico e da expansão do tecido urbano, tem ocasionado o surgimento de diversos tipos de funções, relacionadas à prestação de serviços e ao comércio. A sua economia, inicialmente baseada na agricultura e na pecuária (século XVII), experimentou, após os anos de 1970, um processo de diversificação e especialização juntamente com o crescimento populacional. Diante disso, o presente estudo analisa o setor de educação superior da cidade média de Montes Claros, enquanto elemento potencializador de sua dinâmica econômica atual, sobretudo com a diversificação dos setores de comércio e serviços. Com isso, Montes Claros se tornou um centro de convergência, no qual as cidades por ela polarizadas usufruem serviços diversos, redefinindo sua organização espacial e suas funções regionais, bem como seu papel como cidade média de grande alcance regional.
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