AS CIDADES PEQUENAS COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores/as

  • ORLANDO MOREIRA JUNIOR Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3956

Resumen

A ideia central deste artigo é discutir o tema das cidades pequenas como componente curricular para aprender e ensinar Geografia nas escolas. Tendo por base os princípios presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais procura-se identificar como a temática referente à urbanização e às cidades de modo geral pode ser trabalhada pelos professores, considerando-se as orientações conteúdistas e metodológicas contidas no referido documento. A partir da constatação das proposições de como o assunto é abordado pelo currículo oficial, atrelado ao fato de que a maioria das cidades brasileiras podem ser consideradas pequenas, com população inferior a 50 mil habitantes, defende-se a possibilidade de inserir o tema das cidades pequenas como componente curricular para o ensino de Geografia, para os alunos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, especialmente para os alunos que vivenciam estas realidades urbanas em sua vida cotidiana. 

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Biografía del autor/a

ORLANDO MOREIRA JUNIOR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Geografia pelo IGCE-UNESP

Professor efetivo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Publicado

2016-07-27

Cómo citar

MOREIRA JUNIOR, O. (2016). AS CIDADES PEQUENAS COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3956

Número

Sección

Artigos