A Geografia em uma perspectiva inclusiva: trabalhando o conceito de paisagem em um estudo de caso com uma estudante com Síndrome de Down

Auteurs

  • Tamires Aparecida Souza Silva Souza Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente- SP https://orcid.org/0000-0003-3236-4645

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6102

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo: analisar o conceito de Paisagem Cultural, por meio de atendimentos educacionais individuais, realizados por intermédio do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), e, contribuir com a construção da concepção espaço-temporal de uma Estudante Público-Alvo da Educação Especial com Síndrome de Down. A abordagem metodológica escolhida para a elaboração do trabalho é qualitativa, realizando um estudo de caso único.  Para tanto, estão sendo desenvolvidas atividades sensoriais (tato, olfato, paladar, audição e visão) para a análise e compreensão dos elementos que compõem a Paisagem Cultural, visando um maior entendimento sobre a sua realidade social, para proporcionar também a sua independência e autonomia em relação a sua vida cotidiana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tamires Aparecida Souza Silva Souza, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente- SP

Graduação em andamento, no curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia (2015-2019) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho"(FCT-UNESP). Participa como colaboradora no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) desde 2016. É membro do Grupo de Pesquisa;Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Departamento da Educação, em áreas que tratam da Educação Inclusiva e Educação Especial.

Téléchargements

Publiée

2018-12-24

Comment citer

SOUZA, T. A. S. S. A Geografia em uma perspectiva inclusiva: trabalhando o conceito de paisagem em um estudo de caso com uma estudante com Síndrome de Down. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, p. 132–146, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.6102. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/6102. Acesso em: 29 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos