Literatura infantil e humanização na pequena infância: da escuta à formação do pequeno leitor

Autores

  • Cyntia Graziella Simões Guizellim Girotto
  • Andreia dos Santos Oliveira
  • Elianeth Dias Kanthack Hernandes

Resumo

Dada a vital importância do cultivo das formas de expressão humana na escola da infância, neste artigo, vamos nos deter nas implicações do trabalho educativo com os livros, pensando a Educação Literária dos pequeninos e pequenos. Para tanto, a reflexão será perpassada pela discussão da humanização das crianças; do desenvolvimento das linguagens oral e escrita para a ampliação da expressividade infantil, por meio da literatura. Notadamente, o foco nas atividades de leitura e contação de histórias, bem como nas mediações de leitura a elas implícitas, base para a formação de ouvintes a leitores, já no seio da Educação Infantil, traz a ênfase nas relações estabelecidas entre crianças e adultos em “tempos-espaços-materiais dados a ler”, como configuração de uma ambientação literária, de um entorno adequado à presença da Literatura Infantil na pequena infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Girotto, C. G. S. G., Oliveira, A. dos S., & Hernandes, E. D. K. (2021). Literatura infantil e humanização na pequena infância: da escuta à formação do pequeno leitor. Leitura & Literatura Em Revista, 1(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/llr/article/view/8802