Ensinando estratégias de leitura com contos de Andersen

Autores

  • Ana Maria Martins de Costa de Santos Langkilde
  • Rosana da Silva Santos Jurazeky
  • Vania Kelen Belão Vagula

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades para o trabalho em sala de aula com contos do autor Hans Christian Andersen. Para tanto, retomamos aspectos de sua vida e obra, estabelecemos um diálogo entre alguns de seus contos e as estratégias metacognitivas de leitura, além de compartilhar com os leitores caminhos que percorremos na leitura de alguns de seus contos. A discussão realizada pauta-se na necessidade de sistematização do ensino de textos de qualidade literária na escola, buscando uma prática que leve o aluno a conhecer mais a literatura e a elaborar uma compreensão que extrapole a superfície textual. Deixamos assim, para cada leitor, o desafio da leitura dos contos aqui mencionados e a possibilidade de outras experiências de compreensão, conectando, questionando, inferindo, visualizando sumarizando e/ou sintetizando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Langkilde, A. M. M. de C. de S., Jurazeky, R. da S. S., & Vagula, V. K. B. (2021). Ensinando estratégias de leitura com contos de Andersen. Leitura & Literatura Em Revista, 1(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/llr/article/view/8806