Estratégias de leitura & solé: reflexões sobre formação leitora
Resumo
O presente artigo se origina dos desafios enfrentados por nós, como professoras e pesquisadoras sobre a formação de leitores, no qual propomos uma discussão sobre a mudança de concepção de ensino a partir das estratégias de leitura propostas por Isabel Solé (1998). O nosso trabalho estrutura-se em quatro itens, sendo que iniciaremos debatendo sobre a definição e características das estratégias alvitradas pela autora, para em seguida debater o uso delas antes, durante e depois da leitura. No transcorrer do texto discorreremos sobre a concepção de leitura adotada por nós pautando-nos no aporte teóricosobre diálogo e interação (Magnani, 1989) e sobre leitura (SOLÉ, 1998; SILVA, 2002; COLOMER; CAMPS, 2002). Propomos também, uma reflexão sobre a necessidade de o professor repensar suas práticas de leitura através do ensino de estratégias de leitura de Isabel Solé (1198), uma vez que as mesmas ampliam o processo de compreensão e formação leitora. Concluímos que, no interior escolar faz-se imperativo proporcionar uma sólida formação teórica sobre a temática com as estratégias de leitura para superar os equívocos acerca do processo de leitura que outrora sempre emergem no cotidiano escolar e que prejudicam a população brasileira no quesito formação leitura, inclusive aquelas pessoas que passaram pelos bancos escolares.