Espaço de mediação: leitura literária na biblioteca

Autores

  • Ana Laura Garro dos Santos
  • Andréia de Oliveira Alencar Iguma

Resumo

Por entendermos a biblioteca como um espaço essencial para a formação do leitor, neste artigo, buscamos evidenciar como a equipe escolar pode contribuir para que esse espaço ofereça práticas de leituras efetivas. Dessa forma, pontuamos a importância do mediador, bem como o seu papel, que deve expor os materiais, organizar e dinamizar o ambiente, planejar ações, distribuir tarefas e indicar metas. Após expor sobre os aspectos teóricos que fundamentam nossos estudos, apresentamos duas práticas que dialogam com o que acreditamos: a primeira parte da leitura de poemas em voz alta por alunos no espaço da biblioteca; a segunda, da leitura de narrativas. Por fim, destacamos que a dinamização do espaço e a mediação se complementam e que os momentos voltados à leitura devem ser planejados e preparados para que as práticas sejam efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

dos Santos, A. L. G., & Iguma, A. de O. A. (2021). Espaço de mediação: leitura literária na biblioteca. Leitura & Literatura Em Revista, 1(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/llr/article/view/8809