O TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NO CAMPO DA CONSTRUÇÃO/DESTRUIÇÃO E DISPUTAS/CONFLITOS DE TERRITÓRIOS/TERRITORIALIDADES/Territory as a category of Education of the Countryside: in the countryside of construction/destruction and disputes/conflicts of territories/territorialities
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6364Resumo
Este texto tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da importância de se entender o que é o campo para a Educação do Campo, sendo que para isto o debate sobre territórios/territorialidades camponesas é primordial. Na Educação do Campo, a discussão sobre o Campo - disputas/conflitos de territorialidades, modo de vida camponês, identidade territorial camponesa, movimentos socioterritoriais etc. – precedem a discussão pedagógica. A Educação do Campo nasce da materialidade das relações sociais no campo e, se desenvolve, portanto, simultaneamente, à intensificação das disputas territoriais no campo. É a conquista, a resistência e a recriação dos/nos territórios camponeses que permite a criação e a reprodução da Educação do Campo. O modo de vida e a identidade territorial camponesa são partes integrantes do projeto educativo dos camponeses. Logo, identificar as relações dos territórios/territorialidades camponesas é de suma importância para à construção de uma concepção teórica-política-ideológica de Educação do Campo com reciprocidade à lógica material e simbólica de reprodução da classe camponesa, e que coopere para a dinâmica de seu processo de resistência social, política, econômica e cultural.
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