O TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NO CAMPO DA CONSTRUÇÃO/DESTRUIÇÃO E DISPUTAS/CONFLITOS DE TERRITÓRIOS/TERRITORIALIDADES/Territory as a category of Education of the Countryside: in the countryside of construction/destruction and disputes/conflicts of territories/territorialities

Autores

  • Rodrigo Simão Camacho Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6364

Resumo

Este texto tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da importância de se entender o que é o campo para a Educação do Campo, sendo que para isto o debate sobre territórios/territorialidades camponesas é primordial. Na Educação do Campo, a discussão sobre o Campo - disputas/conflitos de territorialidades, modo de vida camponês, identidade territorial camponesa, movimentos socioterritoriais etc. – precedem a discussão pedagógica. A Educação do Campo nasce da materialidade das relações sociais no campo e, se desenvolve, portanto, simultaneamente, à intensificação das disputas territoriais no campo.  É a conquista, a resistência e a recriação dos/nos territórios camponeses que permite a criação e a reprodução da Educação do Campo. O modo de vida e a identidade territorial camponesa são partes integrantes do projeto educativo dos camponeses.  Logo, identificar as relações dos territórios/territorialidades camponesas é de suma importância para à construção de uma concepção teórica-política-ideológica de Educação do Campo com reciprocidade à lógica material e simbólica de reprodução da classe camponesa, e que coopere para a dinâmica de seu processo de resistência social, política, econômica e cultural.

 

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Publicado

2019-03-09

Como Citar

Camacho, R. S. (2019). O TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NO CAMPO DA CONSTRUÇÃO/DESTRUIÇÃO E DISPUTAS/CONFLITOS DE TERRITÓRIOS/TERRITORIALIDADES/Territory as a category of Education of the Countryside: in the countryside of construction/destruction and disputes/conflicts of territories/territorialities. REVISTA NERA, (48), 38–57. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6364

Edição

Seção

Artigo original