SISTEMA VIÁRIO E RECUPERAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (CÓRREGOS E NASCENTES) EM SÃO CARLOS/SP

Autores

  • Renato Luiz Sobral ANELLI Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de São Carlos para reduzir os impactos causados pelo seu sistema viário em alguns recursos hídricos da cidade (nascentes e córregos).Os projetos mais relevantes são os de três trechos de avenidas marginais que tiveram seu traçado revisto após condenação da Prefeitura, que tinha implantado suas avenidas dentro da Área de Proteção Permanente (APP) sem autorização dos órgãos de proteção ambiental. Essa revisão procurou criar áreas verdes de parques e de reconstituição de mata ciliar entre as avenidas e os cursos d’água e resultou em um Termo de Ajustamento de Conduta entre as partes e a Promotoria do Meio Ambiente.Além das avenidas, são aqui apresentados dois outros projetos: o primeiro previu a retirada da tubulação de concreto que soterrava 300m de córrego em área urbana e a implantação de um sistema de proteção das margens com toras de eucalipto não tratadas e a plantação de vegetação para estabilizar o terreno. O segundo propõe (ou propôs) a recuperação das erosões numa nascente, causadas pelas enxurradas de um loteamento em área de manancial. Em todos esses projetos, houve a busca por umraciocínio integrado entre agenciamento das técnicas de infra-estrutura,mobilidade urbana e paisagismo para implantar uma nova postura sustentável no tratamento dos recursos hídricos do município.Palavras-Chave: Recuperação ambiental, infra-estrutura urbana, sistemaviário, renaturalização.
Abstract
This work presents a set of projects developed by the City Hall of São Carlos to reduce the impacts caused by its road system on some water resources of the city (springs and streams).The most important ones are on three stretches of riverside Avenues which had their courses revised due to the legal conviction of the City Hall for building its avenues inside the Permanent Protection Area without sanction from environmental protection agencies. That revision intent to create new green area parks and restore riparian forest between water courses and theavenues, having thus created the "Term of Procedure Adjustment" between the parts involved and the Public Prosecutor’s Office of the Environment.Besides concerning the avenues, two other projects are presented:The first one is the withdrawal of the concrete tubing which forces down 300 meters of stream under urban area, by creating a system of edges protection with untreated Eucalypt logs and by planting vegetation to hold steady the surrounding areas.The second project is the recovery of fountainhead erosion caused by torrents on a residential area established over a source of water area.In all these projects there have been a search for a single reasoning in order to manage infrastructure techniques, urban agility and landscapes planning to implement a new sustained trend in treating the water resources of the city.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Luiz Sobral ANELLI, Universidade de São Paulo

Arquiteto, livre-docente, professor associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo

Downloads

Como Citar

ANELLI, R. L. S. (2013). SISTEMA VIÁRIO E RECUPERAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (CÓRREGOS E NASCENTES) EM SÃO CARLOS/SP. Revista Tópos, 1(1), 11–22. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/topos/article/view/2185

Edição

Seção

Artigos