NIEMEYER E MENDES DA ROCHA: “ARQUITETURA CARIOCA” E “ARQUITETURA PAULISTA” EM ESPAÇOS DE CULTURA E LAZER
Resumo
Já vai longe o tempo em que as expressões correntes “arquitetura carioca” e “arquitetura paulista” eram capazes de galvanizar esforços e paixões no interior das comunidades de pesquisa dos arquitetos brasileiros. Contudo, ainda hoje carecem de rigor crítico e historiográfico. Pretendeu-se, aqui, avançar em caracterizações estéticas e ideológicas e dar algum conteúdo concreto àquelas expressões ou tornar claro o contexto ideológico e político em que foram cunhadas. E o fizemos através do exame de projetos de museus de arte de Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, dois arquitetos aos quais aquelas expressões aderem fortemente e sobre os quais se pode demonstrar um diálogo entre proposições arquitetônicas desde os anos 1960. Foi possível apontar a pertença das imagens de Niemeyer ao embate secular da arte e do pensamento brasileiros por criar uma ideia de “povo brasileiro” capaz de unir os polos tão afastados de nossa sociabilidade tradicional e a modernidade nas relações sociais e na técnica. Já Paulo Mendes da Rocha tem sido bem sucedido em flexionar a gramática criada por Vilanova Artigas, caracterizada pelos grandes vãos estruturais e pela representação estética dos conceitos estruturais, e levá-la a formular proposições arquitetônicas em diapasão com uma esfera pública e política em que os conflitos e os interesses são explícitos e legítimos.
Palavras-chave: Arquitetura moderna brasileira; Arquitetura paulista; Arquitetura carioca; Estética arquitetônica; Arte brasileira.
NIEMEYER AND MENDES DA ROCHA: “ARQUITETURA CARIOCA” AND “ARQUITETURA PAULISTA” SPACE OF CULTURE AND LEISURE
Abstract
It’s been a long time now since the expressions arquitetura carioca and arquitetura paulista were able to elicit passionate commitment and responses within the creative communities of brazilian architects. However they still resent a lack of critical and historical grounds. Hereby we endeavored to provide some precision to those expressions as to what aesthetical and political meanings they might have had and to cast some light on the role they might have played on their ideological context. We did so through examining art museum projects by leading architects Oscar Niemeyer and Paulo Mendes da Rocha on whom those expressions stuck unmistakably. Thereby we were able to point out to Niemeyer’s aesthetic commitment to casting images to suit the idea of a “brazilian people” that works out the entwinement of the two seemingly opposed terms of our traditional sociability and modernity’s social and technological predicaments. Paulo Mendes da Rocha on his side managed to stretch the grammar created by Vilanova Artigas, which by and large consists of long structural spans and an outward presentation of structural concepts, further on to make up images that turn explicitly visible social interests and conflicts in what they are legitimate and fit for the workings of a democratic public sphere.
Keywords: Arquitetura carioca; Arquitetura paulista; Modern brazilian architecture; Architectural aesthetics; Brazilian Art.