ANÁLISE DA RESISTÊNCIA MECÂNICA À COMPRESSÃO DE CONCRETOS INCORPORADOS COM RESÍDUOS DE PNEUS SUBMETIDOS À ELEVADA TEMPERATURA

Autores

  • Ana Carolina MARQUES Universidade de São Paulo – USP
  • Jorge Luís AKASAKI Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/UNESP
  • Cesar Fabiano FIORITI Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente, SP

Resumo

 Pouco se sabe sobre o comportamento do concreto incorporado de borracha de pneus quando este é submetido a elevadas temperaturas. Apesar do aproveitamento deste material residual no concreto ter grande importância em relação à questão ambiental, a forma como este compósito reage quando aquecido é de fundamental interesse para seu uso na construção civil. Dessa maneira, no trabalho foram realizados ensaios de resistência à compressão, onde foram utilizados corpos de prova com e sem incorporação de borracha de pneus aquecidos à temperatura de 600°C. Pode-se notar pelos resultados que após o aquecimento do concreto ocorreu a perda de resistência à compressão tanto nos corpos de prova confeccionados com concreto convencional quanto nos que possuíam borracha de pneus. E a partir das curvas geradas pelas leituras das medidas dos termopares notou-se que existe uma combinação ótima de borracha para que seja obtido um melhor isolamento do concreto.

Palavra-chave: concreto, borracha de pneus, elevada temperatura.

 

Abstract

 Little is known about the behavior of concrete embedded rubber tire when it is subjected to elevated temperatures. Despite the use of this waste material in concrete have great importance in relation to environmental issues, how this composite reacts when heated is of fundamental interest for its use in construction. Thus, work tests were performed compressive strength where there were used test specimens with and without incorporation of crumb rubber heated to a temperature of 600°C. It can be noted from the results that after heating the concrete was the loss of compressive strength in both specimens made with conventional concrete as those that showed tires rubber. And from the curves generated by the readings of the measurements of the thermocouples was noted that there is an optimum combination of rubber is obtained a better insulation of the concrete.                                                                                          

Keywords: concrete, tires rubber, high temperature.

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Biografia do Autor

Ana Carolina MARQUES, Universidade de São Paulo – USP

 Professora Doutora na Universidade de São Paulo – USP, Departamento de Estruturas.

Jorge Luís AKASAKI, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/UNESP

 Professor Doutor na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/UNESP.

Cesar Fabiano FIORITI, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente, SP

 Professor Doutor na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP.

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Como Citar

MARQUES, A. C., AKASAKI, J. L., & FIORITI, C. F. (2013). ANÁLISE DA RESISTÊNCIA MECÂNICA À COMPRESSÃO DE CONCRETOS INCORPORADOS COM RESÍDUOS DE PNEUS SUBMETIDOS À ELEVADA TEMPERATURA. Revista Tópos, 6(1), 82–97. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/topos/article/view/2506

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Artigos