VALORIZAÇÃO X IDENTIDADE: UM PARADOXO DA QUESTÃO MUNICIPAL NA VALORIZAÇÃO DOCENTE COM O FUNDEF
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.182Palavras-chave:
valorização docente, FUNDEF, municipalização do ensino, identidade profissional.Resumo
Esse texto é baseado em parte da pesquisa “O outro lado da valorização no FUNDEF”, cujo objetivo foi buscar a análise que os professores faziam sobre a associação municipalização do ensino e valorização do magistério, possibilitada pelo FUNDEF, para a valorização docente. Fundada em um estudo de caso com professores do ensino fundamental (1ª à 4ª série) do município de Américo Brasiliense/SP, teve como um de seus recursos metodológicos as entrevistas semiestruturadas. Constam, aqui, somente alguns resultados referentes ao processo de fragmentação da categoria docente proveniente da referida associação. No caso estudado, essa associação gerou a convivência de professores de diferentes vínculos profissionais (estadual -cedido ao Município pelo Estado, por meio de Convênio- e municipal), na mesma rede municipal de 1ª à 4ª série, possibilitando a diversificação entre suas vivências e entre os “pesos e medidas” de suas valorizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.