REPRESENTAÇÕES E DIFICULDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS QUE FREQÜENTAM OS CURSOS DE FORMAÇÃO

Autores

  • Maria Iolanda Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.184

Palavras-chave:

representações, dificuldades, formação docente, identidade profissional.

Resumo

O artigo engloba pesquisas que buscaram identificar representações e dificuldades sobre fatores que contribuem para o sucesso dos alunos, conteúdo escolar, processo avaliativo, função docente, trabalho coletivo, mudanças educacionais e projeto pedagógico das professoras e como essas situações se manifestaram em relação às suas práticas. Realizaram-se entrevistas com 100 professoras que freqüentaram os cursos de formação continuada da região de Araraquara- SP, no período de 2000 a 2003. A partir dos resultados, detectaram-se aspectos que precisariam ser garantidos nos cursos de formação, como a apropriação de conteúdos básicos das áreas de conhecimento, o (re)conhecimento das contribuições dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de habilidades mentais específicas das áreas, a condição criativa de atuar com autonomia intelectual, a capacidade de trabalhar com o coletivo. Os dados evidenciaram ainda a importância de investir na identidade das professoras para acelerar a qualificação das práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-03-2010

Como Citar

MONTEIRO, M. I. REPRESENTAÇÕES E DIFICULDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS QUE FREQÜENTAM OS CURSOS DE FORMAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.184. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/184. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.