“COM OLHOS DE CRIANÇA”: A METODOLOGIA DE PESQUISA COM CRIANÇAS PEQUENAS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Silvia Adriana Rodrigues
  • Tammi Flavie Peres Borges
  • Anamaria Santana da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3188

Palavras-chave:

Pesquisa com criança(s), Protagonismo infantil, Metodologia de pesquisa, Sociologia da Infância

Resumo

O movimento da Sociologia da Infância tem contribuído significativamente para a percepção das crianças como atores sociais, que estabelecem interações significativas com pessoas e instituições ao mesmo tempo em que desenvolvem estratégias de participação no mundo; pensá-las como atores é também considerá-las como informantes competentes em processos de investigação científica. No Brasil há um esforço para a produção de investimentos teóricos e desenvolvimento de estudos que contribuam para a construção de uma metodologia de pesquisa com crianças. Diante desta premissa, o presente artigo tem como proposta evidenciar as possibilidades da metodologia de pesquisa que elege a criança como protagonista; para tanto, resgatamos sumariamente algumas investigações realizadas no Brasil que adotaram a concepção de criança capaz de estabelecer relações, além de destacar as possibilidades do uso de instrumentos que visam amparar uma metodologia coerente e específica para a pesquisa com crianças.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3188

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-11-2014

Como Citar

RODRIGUES, S. A.; BORGES, T. F. P.; DA SILVA, A. S. “COM OLHOS DE CRIANÇA”: A METODOLOGIA DE PESQUISA COM CRIANÇAS PEQUENAS NO CENÁRIO BRASILEIRO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 270–290, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.3188. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3188. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO