A IMPORTÂNCIA DA PESSOA IDOSA/AVÓS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E VIVÊNCIA EXITOSA DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3475Palavras-chave:
Inclusão, Idosos, Avós, Educação Pré EscolarResumo
Este artigo reflete sobre a importância da pessoa idosa no processo de educação pré-escolar e expõe situações exitosas. Analisa questões e fundamentos teóricos relacionados às temáticas dos direitos humanos, inclusão e apoio social. O presente estudo é de caráter qualitativo descritivo e utilizou amostra intencional. O trabalho de campo lançou mão da observação – de inspiração etnográfica e a análise dos dados foi feita por meio de retratos sociológicos. Os resultados evidenciaram que: os pais mostraram-se satisfeitos com a iniciativa da escola; as crianças e os idosos sentiram satisfação em ficar juntos; os educadores alargaram sua compreensão acerca da inclusão do idoso no contexto escolar e puderam ampliar suas atividades. Acredita-se que esta experiência tem implicações importantes em nível das práxis de formação dos educadores, do trabalho realizado com as famílias e das práticas educativas desenvolvidas na educação pré-escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.