O VALOR DA ARTE LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ESTÉTICO DA CRIANÇA

Autores

  • Juliana Pereira Silva UFMS
  • Sonia da Cunha Urt UFMS

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692

Palavras-chave:

Literatura. Arte. Educação Infantil.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa objetiva analisar a literatura na educação infantil sob a ótica de um conceito de arte que engloba várias modalidades expressivas como mecanismos de desenvolvimento, apropriação da linguagem e de aprendizagem. Apoia-se na Teoria Histórico-Cultural ao apresentar a leitura literária como ação que possibilita várias interações e formação da subjetividade, tendo-se o livro infantil como objeto cultural na luta ideológica. Expõe-se algumas vivências de um Centro de Educação Infantil, em que as práticas pedagógicas direcionam-se à educação estética visando à formação de leitores e a valorização de várias formas de expressão. Conclui-se que as práticas pedagógicas vigentes nas propostas curriculares da Educação Infantil precisam ser guiadas por interações, pelo lúdico e pelo movimento, proporcionado experiências narrativas com mais vivências focadas na linguagem oral e escrita, vinculadas a diversos gêneros textuais, orais, gráficos e expressivos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pereira Silva, UFMS

Mestranda em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, bolsista da CAPES. Email: professora_ju@hotmail.com

Sonia da Cunha Urt, UFMS

Psicóloga, Pedagoga, Doutora em Educação, Pós-Doutoramento em Psicologia Educacional pela UNICAMP com estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Alcala de Henares – Espanha e Universidade de Lisboa – Portugal, Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CCHS e Coordenadora do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – UFMS

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

SILVA, J. P.; URT, S. da C. O VALOR DA ARTE LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ESTÉTICO DA CRIANÇA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 225–246, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3692. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3692. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)