O VALOR DA ARTE LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ESTÉTICO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692Keywords:
Literatura. Arte. Educação Infantil.Abstract
Esta pesquisa qualitativa objetiva analisar a literatura na educação infantil sob a ótica de um conceito de arte que engloba várias modalidades expressivas como mecanismos de desenvolvimento, apropriação da linguagem e de aprendizagem. Apoia-se na Teoria Histórico-Cultural ao apresentar a leitura literária como ação que possibilita várias interações e formação da subjetividade, tendo-se o livro infantil como objeto cultural na luta ideológica. Expõe-se algumas vivências de um Centro de Educação Infantil, em que as práticas pedagógicas direcionam-se à educação estética visando à formação de leitores e a valorização de várias formas de expressão. Conclui-se que as práticas pedagógicas vigentes nas propostas curriculares da Educação Infantil precisam ser guiadas por interações, pelo lúdico e pelo movimento, proporcionado experiências narrativas com mais vivências focadas na linguagem oral e escrita, vinculadas a diversos gêneros textuais, orais, gráficos e expressivos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.