FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717Palavras-chave:
Formação de professores, Literatura infantil, Formação de leitoresResumo
O presente trabalho objetiva discutir o processo de formação de professores para o trabalho com a literatura infantil visando à formação de leitores na educação infantil. Para tanto, discutimos a formação de professores à luz das ideias de Imbernón (2010) e Nóvoa (1997); e no que concerne ao conceito de literatura infantil nos ancoramos em Colomer (2003); Coelho (2000); Cavalcanti (2002); Amarilha (1997); e Zilberman (2003). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual se insere o estudo de caso único, conforme proposto por Yin (2010), tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A investigação revelou que é preciso maior ênfase nos processos formativos voltados a literatura infantil na esteira da reflexividade. Além disso, o “faz de conta” na literatura infantil é um dos elementos importantes para o desenvolvimento integral da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.