TEACHER TRAINING AND CHILDREN’S LITERATURE: CONTRIBUTIONS TO THE DEVELOPMENT OF READERS AND WRITERS IN CHILDREN’S EDUCATION

Authors

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Universidade Estadual do Ceará
  • Hamilton Perninck Vieira Secretaria de Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3717

Keywords:

Teacher training, Children's literature, Formation of readers

Abstract

This work discusses the process of teacher training for work with children's literature for the training of readers in childhood education. To this end, we discuss the training of teachers in the light of ideas of Imbernón (2010) and Nóvoa (1997); and with regard to the concept of children's literature in anchored in Colomer (2003); Coelho (2000); Cavalcanti (2002); Amarilha (1997); and Zilberman (2003). The study was developed from a qualitative research, in which it operates the single case study, as proposed by Yin (2010) having as collection technique the semi-structured interview. Research has shown that we need more emphasis on training processes geared to children's literature in the wake of reflexivity. Besides, the "make-believe" in children's literature is an important element for the integral development of the child.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Maura Tavares dos Anjos, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora alfabetizadora da Prefeitura Municipal de Itapiúna, e professora do Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro - INDUCENTRO, lecionando nos cursos de pedagogia, e Pós-Graduação Latu-senso em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, Educação especial na perspectiva inclusiva, alfabetização, brincar, educação infantil, proposta curricular e literatura infantil. Autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da coleção De casa para a escola, do projeto Semeando valores na escola e na família.Atualmente participa de pesquisa que investiga como docentes da Educação Básica que participam do PIBID se desenvolvem, iniciativa em rede (UECE, UFOP-MG e UNIFESP/SP) apoiada pelo Edital CAPES 2012 -OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Hamilton Perninck Vieira, Secretaria de Educação de Fortaleza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricu Sensu da Universidade Estadual do Ceará (2015), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (2010), licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para Magistério dos anos inciais do Ensino Fundamental e Administração escolar pela Universidade Guarulhos (2008) e Bacharel em Teologia pelo Seminário Vale da Bênção com concentração em Ministério (2003). Atualmente é professor pedagogo da Prefeitura Municipal de Fortaleza/Ce e membro do Observatório da Educação da Universidade Estadual do Ceará. Possui trabalhos nos seguintes temas: ensino superior - ensino fundamental - pedagogia freireana e educação - didática - formação de professores.

Published

2016-02-29

How to Cite

ANJOS, A. M. T. dos; VIEIRA, H. P. TEACHER TRAINING AND CHILDREN’S LITERATURE: CONTRIBUTIONS TO THE DEVELOPMENT OF READERS AND WRITERS IN CHILDREN’S EDUCATION. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 303–322, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3717. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3717. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - FLUXO CONTÍNUO