BREVE ENSAIO SOBRE LEITURA DE IMAGENS NA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3727Palavras-chave:
Literatura infantil, Leitura, Ensino Fundamental 1º a 4ºResumo
O artigo apresenta uma análise da leitura de imagens de um livro de literatura infantil cuja narrativa se constrói basicamente pela sequência de ilustrações, que incluem recursos das histórias em quadrinhos. O material empírico consiste de transcrição de 3 sessões de leitura conjunta por três grupos de alunos dos anos iniciais. O livro trabalhado foi “Tibi e Joca – uma aventura de dois mundos”, de autoria de Cláudia Bisol, ilustrações de Marco Cena, que foi apresentado de forma integral através de transparências, para que as crianças efetuassem sua interpretação da narrativa. A análise das intervenções das crianças de 3 escolas em contextos diferentes apontou distinções nas formas de leitura da obra, possivelmente devidas ao domínio diferenciado das convenções de linguagem das histórias em quadrinhos, assim como mostrou multiplicidade de sentidos que as imagens podem trazer. A base teórica foi buscada em estudos sobre leitura, literatura infantil e sobre história em quadrinhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.