BREVE ENSAIO SOBRE LEITURA DE IMAGENS NA LITERATURA INFANTIL

Auteurs

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS
  • Edgar Roberto Kirchof
  • Iara Tatiana Bonin

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3727

Mots-clés :

Literatura infantil, Leitura, Ensino Fundamental 1º a 4º

Résumé

O artigo apresenta uma análise da leitura de imagens de um livro de literatura infantil cuja narrativa se constrói basicamente pela sequência de ilustrações, que incluem recursos das histórias em quadrinhos. O material empírico consiste de transcrição de 3 sessões de leitura conjunta por três grupos de alunos dos anos iniciais. O livro trabalhado foi “Tibi e Joca – uma aventura de dois mundos”, de autoria de Cláudia Bisol, ilustrações de Marco Cena, que foi apresentado de forma integral através de transparências, para que as crianças efetuassem sua interpretação da narrativa. A análise das intervenções das crianças de 3 escolas em contextos diferentes apontou distinções nas formas de leitura da obra, possivelmente devidas ao domínio diferenciado das convenções de linguagem das histórias em quadrinhos, assim como mostrou multiplicidade de sentidos que as imagens podem trazer. A base teórica foi buscada em estudos sobre leitura, literatura infantil e sobre história em quadrinhos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3727

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS

Mestre em Letras, Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS orientadora de mestrado e doutorado. Coordenadora do NECCSO e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publiée

2016-02-29

Comment citer

SILVEIRA, R. M. H.; KIRCHOF, E. R.; BONIN, I. T. BREVE ENSAIO SOBRE LEITURA DE IMAGENS NA LITERATURA INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 113–140, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3727. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3727. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.