ESTAÇÕES DE LEITURA, DISPOSITIVOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL E A LUTA PELA PALAVRA

Autores

  • Edmir Perrotti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3750

Palavras-chave:

Leitura, Mediação, Educação e Cultura, Educação do leitor, Informação e Educação

Resumo

O texto trata de referências teórico-metodológicas para a constituição de Estações de Leitura, nomeação dada a dispositivos de mediação e apropriação da cultura letrada, resultantes de pesquisas em desenvolvimento na ECA/USP, há várias décadas, pelo autor e equipes transdisciplinares sob sua coordenação. Tomando por base a implantação concreta de mais de 150 espaços de leitura e cultura, em múltiplos contextos escolares e não-escolares, formais e não-formais, são apresentadas quatro distinções básicas que orientaram e vêm orientando esse processo teórico e prático de criação colaborativa entre universidade e “terreno”: ledores/leitores; espaço/ambientes de leitura; dispositivo monológico/dispositivo dialógico; transmissor/mediador cultural. O texto conclui pela importância essencial de distinções como essas na criação de ambientes de leitura destinados à formação de leitores, de sujeitos tomados como protagonistas nos quadros da cultura letrada.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3750

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Publicado

29-02-2016

Como Citar

PERROTTI, E. ESTAÇÕES DE LEITURA, DISPOSITIVOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL E A LUTA PELA PALAVRA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 93–112, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3750. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3750. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê