TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE ADOLESCENTES BRASILEIROS: REFLEXÕES SOBRE RETÓRICAS DE ERRADICAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3819Palavras-chave:
Trabalho infantil, Trabalho, Políticas sociais, EscolaResumo
O texto tem como objetivo discutir o trabalho infantil, buscando elementos que contribuam para a ampliação do debate e com o rompimento de proposituras que inviabilizam a efetivação de ações condizentes com as necessidades de crianças e adolescentes nessa condição. Inicialmente, são apresentados posicionamentos teóricos que destoam dos discursos hegemônicos sobre formas de erradicação. Em seguida, são discutidas as condições de trabalho dentro do modelo social vigente e seus desdobramentos na realidade de crianças e adolescentes. Por fim, são apresentadas algumas interlocuções entre os programas sociais e os processos de escolarização formal de crianças trabalhadoras. Aponta-se que o trabalho infantil está vinculado a questões de ordem estrutural, materializadas principalmente no modelo em que prevalece a desigualdade. Assim, o discurso de erradicação de todas as suas formas não se sustenta, sobretudo quando se entende que o modelo de organização social vigente conduz muitas crianças e muitos adolescentes à necessidade de trabalhar.
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