A FILOSOFIA DA HISTÓRIA KANTIANA E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Alonso Bezerra de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v10i11/12.389

Resumo

Kant é conhecido como um dos mais importantes filósofos do “século das luzes”, que define apropriadamente o significado filosófico, político, espiritual, religioso, cultural e histórico do espírito de sua época. Apresento uma leitura reflexiva sobre alguns de seus textos que marcam a história da filosofia moderna, cujo conteúdo contribuiu na formulação de uma nova concepção de mundo e de homem. Para Kant, ao orientar o educando à humanidade, no trato com os outros, isto é, aos sentimentos cosmopolitas, convém também orientá-los a dar pouco valor ao gozo dos prazeres da vida. Na filosofia da educação kantiana, o ato pedagógico deve garantir que os interesses do homem estejam voltados a si próprio, àqueles que os cercam e, enfim, ao bem universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Como Citar

CARVALHO, A. B. de. A FILOSOFIA DA HISTÓRIA KANTIANA E A EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 10, n. 11/12, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v10i11/12.389. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/389. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)