Os desafios da oferta obrigatória da Educação Infantil em Redes de Ensino de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4577

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança, Infância, Obrigatoriedade, Educação Básica.

Resumo

A oferta da educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos está prevista na Constituição Federal de 1988 (alterada pela Emenda Constitucional n. 59/2009) e a Lei 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional (alterada pela Lei 12.796/13). Desta forma, os municípios brasileiros necessitam garantir uma Educação Infantil pautada na qualidade da oferta e de condições de funcionamento, vista como direito de toda e qualquer criança sua vivência em um ambiente escolar estruturado, adequado e organizado a partir de suas especificidades e singularidades. Neste artigo, analisamos o Plano Nacional, Estadual de Educação de Pernambuco e os Planos Municipais de Educação de três municípios da Região Agreste, levantando alguns elementos conclusivos em relação ao previsto nestas redes de ensino em torno da problemática da oferta obrigatória e gratuita da Educação Infantil a partir dos 4 (quatro) anos de idade, bem como os desafios da sua universalização.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Criança. Infância. Obrigatoriedade. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayseellen Gualberto Leite, Centro Acadêmico do Agreste Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco

Katharine Ninive Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação e Professora doNúcleo de Formação Docente/CAA/UFPEPrograma de Pós-Graduação em Educação/CE/UFPEPrograma de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/ CAA/UFPEGrupo GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre 

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

LEITE, D. G.; SILVA, K. N. Os desafios da oferta obrigatória da Educação Infantil em Redes de Ensino de Pernambuco. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4577. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4577. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO