A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COMO ELEMENTO CURRICULAR NA CRECHE: FORMAS SILENCIOSAS DE EDUCAR E CUIDAR...
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4578Palavras-chave:
Creche, bebê, currículo, ação docente, espaço.Resumo
O texto tem por foco refletir sobre a organização dos espaços como um elemento curricular na creche. Para tanto, apresenta-se elementos de uma pesquisa etnográfica em nível de mestrado em educação, realizada em uma creche pública situada na região sul de Santa Catarina. Como problema de pesquisa tem-se: Quais as relações entre as configurações espaciais e a organização curricular na ação docente com bebês? Como resultado, o espaço investigado reflete a injusta estrutura social brasileira: há carência significativa de mobiliários, equipamentos e brinquedos adequados para educar e cuidar de bebês. No âmbito das ocupações e da organização dos espaços a singularidade dos bebês ganha pouca visibilidade, não sendo considerando suas múltiplas expressões e saberes infantis. Acreditamos que tais materialidades e con(tra)dições revelam a precariedade deste espaço em particular e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão como um elemento curricular na creche.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.