A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COMO ELEMENTO CURRICULAR NA CRECHE: FORMAS SILENCIOSAS DE EDUCAR E CUIDAR...

Auteurs

  • Luciane Pandini Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4578

Mots-clés :

Creche, bebê, currículo, ação docente, espaço.

Résumé

O texto tem por foco refletir sobre a organização dos espaços como um elemento curricular na creche. Para tanto, apresenta-se elementos de uma pesquisa etnográfica em nível de mestrado em educação, realizada em uma creche pública situada na região sul de Santa Catarina. Como problema de pesquisa tem-se: Quais as relações entre as configurações espaciais e a organização curricular na ação docente com bebês? Como resultado, o espaço investigado reflete a injusta estrutura social brasileira: há carência significativa de mobiliários, equipamentos e brinquedos adequados para educar e cuidar de bebês. No âmbito das ocupações e da organização dos espaços a singularidade dos bebês ganha pouca visibilidade, não sendo considerando suas múltiplas expressões e saberes infantis. Acreditamos que tais materialidades e con(tra)dições revelam a precariedade deste espaço em particular e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão como um elemento curricular na creche.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação na Universidade do Sul de Santa Catarina

Téléchargements

Publiée

2017-03-31

Comment citer

SIMIANO, L. P. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COMO ELEMENTO CURRICULAR NA CRECHE: FORMAS SILENCIOSAS DE EDUCAR E CUIDAR... Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 43–57, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.4578. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4578. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê