ROTINAS E CULTURAS INFANTIS NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA GRAMÁTICA DAS CULTURAS INFANTIS
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4587Palavras-chave:
Infância. Brincadeira. Educação Infantil.Resumo
Um novo campo de pesquisa vem se consolidando no estudo da infância com a pretensão de estudar a criança por si mesma como uma categoria geracional. O conceito de culturas infantis tem ajudado a contemplar o protagonismo das crianças na construção das suas interações com outras crianças, com os adultos e com o meio material e simbólico em que estão inseridas. O presente estudo apresenta uma análise de três situações de brincadeiras desenvolvidas por crianças entre 4 e 5 anos em uma instituição de Educação Infantil. Tomando como base as proposições de Sarmento sobre a gramática das culturas infantis, pretende-se oferecer uma reflexão teórica e metodológica dos estudos da infância e propor formas de registro e análise das culturas infantis que possibilitem uma compreensão das particularidades do mundo infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.