O PROFESSOR DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: CONSTRUÇÃO DE SI NA RELAÇÃO COM O OUTRO

Autores

  • Andréa Cristina Gomes Monteiro PROFESSORA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ; MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BLUMENAU; MEMBRO DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES- FURB
  • Marcia Regina Selpa Heinzle UNIVERSIDADE DE BLUMENAU - PROFESSORA DO QUADRO EFETIVO; COORDENADORA DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES- FURB

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5075

Palavras-chave:

Profissionalização. Docentes. Infância

Resumo

A profissionalização docente é mais ampla do que o percurso vivido na formação inicial no contexto universitário, pois, entende-se que há diversos aspectos que contribuem para o desenvolvimento da docência, especialmente o licenciado em Língua Inglesa que assume o desafio de trabalhar com a infância. Dessa forma, este artigo almeja analisar os constituintes da profissionalização docente de Língua Inglesa que influenciam a escolha de atuar com a infância. Para isso, serão analisados os aspectos que influenciaram o fazer docente de sete professores de Língua Inglesa de um município ao norte do estado de Santa Catarina. Os dados foram gerados a partir de um memorial e entrevistas com cada professor. Esses dados foram analisados segundo a analise textual discursiva de forma a emergir as seguintes categorias relacionadas às influências: a) da família; b) influências dos mestres que atuaram na sua formação; c) dos professores mais experientes; e) dos gestores. Com a análise dos dados percebe-se que a experiência vivenciada pelos docentes por meio dos mestres pode ser decisiva na tomada de decisões no que consta ao processo de ensino e aprendizagem. Também é visível que a figura dos professores mais experientes e gestores é essencial no processo de profissionalização dos professores de inglês para as crianças. Com as influências advindas da socialização no espaço escolar, os docentes se sentem mais confiantes no seu fazer docente principalmente por poderem validar seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Gomes Monteiro, PROFESSORA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ; MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BLUMENAU; MEMBRO DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES- FURB

LICENCIADA EM LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS PELA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE;

ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA PELA UNINTER;

PROFESSORA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CAMBORIÚ;

MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BLUMENAU;

MEMBRO DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES- FURB.

Marcia Regina Selpa Heinzle, UNIVERSIDADE DE BLUMENAU - PROFESSORA DO QUADRO EFETIVO; COORDENADORA DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES- FURB

DOUTORA EM EDUCAÇÃO;

UNIVERSIDADE DE BLUMENAU - PROFESSORA DO QUADRO EFETIVO;

LÍDER DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR GEPES - FURB.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

GOMES MONTEIRO, A. C.; SELPA HEINZLE, M. R. O PROFESSOR DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: CONSTRUÇÃO DE SI NA RELAÇÃO COM O OUTRO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5075. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5075. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses