O PROFESSOR DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: CONSTRUÇÃO DE SI NA RELAÇÃO COM O OUTRO
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5075Mots-clés :
Profissionalização. Docentes. InfânciaRésumé
A profissionalização docente é mais ampla do que o percurso vivido na formação inicial no contexto universitário, pois, entende-se que há diversos aspectos que contribuem para o desenvolvimento da docência, especialmente o licenciado em Língua Inglesa que assume o desafio de trabalhar com a infância. Dessa forma, este artigo almeja analisar os constituintes da profissionalização docente de Língua Inglesa que influenciam a escolha de atuar com a infância. Para isso, serão analisados os aspectos que influenciaram o fazer docente de sete professores de Língua Inglesa de um município ao norte do estado de Santa Catarina. Os dados foram gerados a partir de um memorial e entrevistas com cada professor. Esses dados foram analisados segundo a analise textual discursiva de forma a emergir as seguintes categorias relacionadas às influências: a) da família; b) influências dos mestres que atuaram na sua formação; c) dos professores mais experientes; e) dos gestores. Com a análise dos dados percebe-se que a experiência vivenciada pelos docentes por meio dos mestres pode ser decisiva na tomada de decisões no que consta ao processo de ensino e aprendizagem. Também é visível que a figura dos professores mais experientes e gestores é essencial no processo de profissionalização dos professores de inglês para as crianças. Com as influências advindas da socialização no espaço escolar, os docentes se sentem mais confiantes no seu fazer docente principalmente por poderem validar seus conhecimentos.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.