O CUIDAR E O EDUCAR OBSERVADOS NA INTERAÇÃO E NA BRINCADEIRA PLANEJADAS POR DUAS PROFESSORAS DO BERÇÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5139Palavras-chave:
Creche, Proposta Pedagógica, Prática Pedagógica, Interação e Brincadeira.Resumo
A pesquisa qualitativa, caracterizada como descritiva-analítica, aqui apresentada, vinculou-se à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude” e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP e foi realizada durante os anos de 2014-2016, e teve por objetivo verificar se as práticas de professoras do Berçário condiziam com a Proposta Pedagógica da creche e se estas cumpriram as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Para a realização da investigação, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: análise documental, entrevista semiestruturada e observação. Com a análise documental, inferimos que grande parte dos itens estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram cumpridos no documento da creche. Nas entrevistas, as respostas das professoras não evidenciaram questões referentes a interação e a brincadeira, como práticas a serem promovidas na creche, mas, ao ressaltarem que há uma especificidade na creche, através do brincar, inferimos que retrataram os eixos, pois estes se inter-relacionam. Os resultados revelaram que as práticas planejadas intencionalmente para a ocorrência de interação e brincadeira respondem mais às experiências vistas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do que àquelas especificadas no Projeto Pedagógico da instituição. A instituição investigada apresenta uma estrutura diferenciada e a formação das professoras, bem como, o modo como se consideram professoras-pesquisadoras. Em razão disso, se notabilizam num contexto quase sempre tão necessitado de práticas que integrem o cuidar e o educar, por meio de interações e brincadeiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.