O QUE DIZEM OS CONCLUDENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM?
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6718Palavras-chave:
CIÊNCIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM.Resumo
O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada com os estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas, da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, com o objetivo de investigar suas visões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. Para garantir o desenvolvimento desta pesquisa definimos a seguinte questão de estudo: a) Na sua opinião quando e como o professor ensina e o aluno aprende? No que tange às escolhas metodológicas, a presente pesquisa constituiu-se como uma investigação com abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados deu-se por meio da aplicação um questionário semiestruturado. Os questionários foram respondidos por 47 discentes, distribuídos entre o sexto e oitavo períodos do curso. Para organização dos dados coletados, e auxílio nas posteriores análises, utilizamos o software Iramuteq - (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). As análises dos dados nos permitiram refletir sobre o fato que os futuros professores de ciências biológicas, da educação básica, têm uma visão, em certos aspectos, contraditória acerca da questão em estudo posta. Estas contradições, a nosso ver, podem influenciar o planejamento das suas aulas, delineando processos de ensino e aprendizagem atrelados à assimilação de conteúdo, que nos remete às teorias de aprendizagem pautadas na assimilação, memorização e repetição, que divergem do que se espera dos processos de ensino e de aprendizagem, em contexto atual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.