O QUE DIZEM OS CONCLUDENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM?

Autores/as

  • FRANCISCO SIDOMAR OLIVEIRA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • JOSENILSON DA SILVA COSTA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ACRE - SEE/AC
  • ALINE ANDREIA NICOLLI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6718

Palabras clave:

CIÊNCIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM.

Resumen

O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada com os estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas, da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, com o objetivo de investigar suas visões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem.  Para garantir o desenvolvimento desta pesquisa definimos a seguinte questão de estudo: a) Na sua opinião quando e como o professor ensina e o aluno aprende? No que tange às escolhas metodológicas, a presente pesquisa constituiu-se como uma investigação com abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados deu-se por meio da aplicação um questionário semiestruturado. Os questionários foram respondidos por 47 discentes, distribuídos entre o sexto e oitavo períodos do curso. Para organização dos dados coletados, e auxílio nas posteriores análises, utilizamos o software Iramuteq - (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). As análises dos dados nos permitiram refletir sobre o fato que os futuros professores de ciências biológicas, da educação básica, têm uma visão, em certos aspectos, contraditória acerca da questão em estudo posta. Estas contradições, a nosso ver, podem influenciar o planejamento das suas aulas, delineando processos de ensino e aprendizagem atrelados à assimilação de conteúdo, que nos remete às teorias de aprendizagem pautadas na assimilação, memorização e repetição, que divergem do que se espera dos processos de ensino e de aprendizagem, em contexto atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

FRANCISCO SIDOMAR OLIVEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Possui graduação em Assistência Social pela Universidade do Norte do Paraná (2013), e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2014), Campus Floresta. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Acre (2015). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2018). Atualmente é Servidor da Universidade Federal do Acre (UFAC).

JOSENILSON DA SILVA COSTA, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ACRE - SEE/AC

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/Universidade Federal do Acre – UFAC/Rio Branco-AC; Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia/Universidade Federal do Acre – UFAC/Rio Branco-AC; Graduação em Licenciatura em Química/Universidade Federal do Acre – UFAC/Rio Branco-AC. Professor de Química na rede estadual de ensino – Secretaria de Estado de Educação do Acre;

ALINE ANDREIA NICOLLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC/Florianópolis-SC; Doutorado em Educação/Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Belo Horizonte-MG; Mestrado em Educação/Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/Campinas-SP. Graduação em Ciências Biológicas/Universidade do Contestado – UNC/Concordia-SC.  Docente do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA, DA Universidade Federal do Acre.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

SILVA, F. S. O. D.; COSTA, J. D. S.; NICOLLI, A. A. O QUE DIZEM OS CONCLUDENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM?. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6718. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/6718. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dissertações e Teses

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.