ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6745Palavras-chave:
Política Educacional, Educação Superior, Estudante Universitário.Resumo
O presente trabalho é fruto de estudos realizados no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como objetivo apresentar o estado da arte sobre a temática da política de assistência estudantil, do estudante da educação superior e sua permanência nesse nível de ensino. Para esse trabalho, foi realizado busca nas bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da CAPES – BTD/CAPES e Web of Scienceusando como descritores da pesquisa “assistência estudantil”, “estudante no ensino superior” e “permanência no ensino superior”. Entre os resultados têm-se que no BTD/CAPES menos de 1,5%, no que diz respeito ao descritor “estudante do ensino superior” e "permanência no ensino superior”, se relacionam diretamente com temática da pesquisa que a autora pretende investigar e com o descritor “assistência estudantil” apenas 37% dos registros são relevantes. Em relação a base de dados Web of Science observa-se um menor número de registros em relação aos mesmos descritores, porém os artigos têm melhor relação com a temática. É possível constatar que mesmo existindo estudos sobre a evasão e permanência no ensino superior, é insipiente aqueles que identifiquem métodos para auxiliar as instituições a terem um diagnóstico do real do risco de evasão favorecendo uma melhor gestão dos recursos financeiros e humanos, além de contribuir para avaliação e acompanhamento das políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.