O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6765Palavras-chave:
Perfil, Estudantes Ingressantes, Curso de PedagogiaResumo
Resumo: O presente estudo objetivou conhecer o perfil dos estudantes ingressantes no curso de Pedagogia em 2018, em uma universidade pública do estado da Bahia. A pesquisa foi de tipo quali-qualitativa, que usou como instrumento de coleta de dados um questionário de 13 itens sendo a análise voltada para uma interpretação mais profunda e subjetiva. O grupo pesquisado foi constituído por 37 estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da referida universidade. O estudo teve base nos seguintes autores: Gatti; Barreto, 2009; Pimenta, 2008; Sanz; Sanchez, 2010; Abrucio, 2016; Nogueira; Catani, 1998, dentre outros. Como resultados encontramos que as características demográficas dos participantes apontam uma faixa etária geral compreendida entre 16 e 33 anos, predominantemente feminino e solteiras. Em relação às características socioeconômicas, os resultados mostram que as estudantes são provenientes das classes desfavorecidas economicamente e com um acesso restrito aos bens culturais disponíveis pela sociedade. Assim, a função da universidade, em parceria com outros órgãos públicos, é oferecer bens culturais gratuitos à essa população, de modo a ampliar a cultura das futuras professoras, facilitar o acesso ao patrimônio cultural e nacional, a fim de que conquistem o direito de ler, de participar de diferenciadas manifestações artísticas, de escolher o que assistir e, sobretudo, ter direito a condições dignas de vida e desenvolver a sua consciência crítica, para transformarem a realidade, caso seja necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.