O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6765

Keywords:

Perfil, Estudantes Ingressantes, Curso de Pedagogia

Abstract

Resumo: O presente estudo objetivou conhecer o perfil  dos estudantes ingressantes no curso de Pedagogia em 2018, em uma universidade pública do estado da Bahia. A pesquisa foi de tipo quali-qualitativa, que usou como instrumento de coleta de dados um questionário de 13 itens sendo a análise voltada para uma interpretação mais profunda e subjetiva. O grupo pesquisado foi constituído por 37 estudantes do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da referida universidade. O estudo teve base nos seguintes autores: Gatti; Barreto,  2009;  Pimenta, 2008;  Sanz; Sanchez, 2010; Abrucio, 2016; Nogueira; Catani, 1998, dentre outros. Como resultados encontramos que as características demográficas dos participantes apontam  uma faixa etária geral compreendida entre 16 e 33 anos, predominantemente feminino e solteiras. Em relação às características socioeconômicas,  os resultados mostram que as estudantes são provenientes das  classes desfavorecidas economicamente e com um acesso restrito aos bens culturais disponíveis  pela sociedade. Assim, a função da universidade, em parceria com outros órgãos públicos, é oferecer bens culturais gratuitos à essa população, de modo a ampliar a cultura das futuras professoras, facilitar o acesso ao patrimônio cultural e nacional, a fim de que conquistem o direito de ler, de participar de diferenciadas manifestações artísticas, de escolher o que assistir e, sobretudo, ter direito a condições dignas de vida e desenvolver a sua consciência crítica, para transformarem a realidade, caso seja necessário. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

María Mercedes Gómez Daboín, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestre em Educação (UEFS)

Published

2019-12-31

How to Cite

GÓMEZ DABOÍN, M. M. O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6765. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/6765. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Práticas Pedagógicas